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A partir de uma sólida fundamentação teórico-metodológica, da reflexão e ação sobre o processo educativo escolar e não-escolar, o Curso de Pedagogia do ISESJT irá formar um profissional que conceba o fenômeno educativo no processo histórico, dinâmico e diversificado, respondendo criticamente aos desafios que a sociedade lhe coloca; que atue de forma reflexiva, crítica, cooperativa, com ética e conhecimento fundamentado, com habilidades para levantar problemas e, principalmente propor alternativas de intervenção para a educação básica no Brasil; que exerça a capacidade de liderança e de busca do conhecimento. Capaz de produzir conhecimentos como docente/pesquisador/gestor de processos pedagógicos que envolvam crianças, jovens e/ou adultos, em instituições escolares e não escolares.

O graduado em Pedagogia pelo ISESJT deve ser capaz de demonstrar os saberes e competências a seguir descritos.

I – Saberes pedagógicos amplos:

a) conhecer a realidade em que se insere o processo educativo, desenvolvendo formas de intervenção a partir da compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam;

b) compreender os processos de planejamento e implementação das políticas educacionais para a educação básica, bem como os princípios filosóficos e pedagógicos expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, licenciatura, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006;

c) compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos, inseridos em seus contextos culturais e sociais, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas;

d) utilizar as teorias pedagógicas e curriculares para reflexão sobre a prática, elaboração do projeto pedagógico e curricular e desenvolvimento de processos de organização e gestão do trabalho educativo.

II – Saberes pedagógico-didáticos:

a) participar da formulação, discussão e avaliação do projeto pedagógico da escola;

b) planejar, organizar, realizar e avaliar o trabalho pedagógico no âmbito dos sistemas de ensino, escolar e não-escolar, a partir do entendimento da dinâmica institucional e seus processos organizativos;

c) planejar, desenvolver e avaliar situações de ensino e aprendizagem, de modo a adequar objetivos, conteúdos e metodologias específicos das diferentes disciplinas pedagógicas à diversidade dos alunos;

d) incorporar ao trabalho pedagógico as novas tecnologias de informação e de comunicação;

e) realizar pesquisas no campo da educação, de modo a produzir novos conhecimentos teóricos e práticos.

III – Saberes específicos:

a) conhecer, dominar e articular os conteúdos e metodologias específicas dos saberes a serem ensinadas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;

b) proceder à seleção e organização de conteúdos, bem como a sua transposição didática, de modo a converter o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos sócio-culturais e capacidades dos alunos;

c) promover a articulação e integração entre saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento.

d) conhecer, dominar e articular saberes relacionados à supervisão educacional em espaços escolares e não-escolares, de modo a promover a integração das atividades desenvolvidas pelo corpo gestor e docente da escola.

 

Considerando o percurso formativo do licenciado em Pedagogia formado pelo ISESJT, podemos definir as seguintes áreas de atuação:

I – docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em diferentes modalidades;

II – planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação no âmbito dos sistemas de ensino e nos processos educativos formais e não formais;

III – membro de equipe multidisciplinar;

IV – exercício de funções técnicas de natureza pedagógica em departamento de recursos humanos em empresas públicas e privadas;

V – gestão e consultoria de diversos projetos educativos escolares e não-escolares, podendo atuar em atividades de lazer comunitário, ocupando espaços pedagógicos nos hospitais e presídios além de organização de processos de formação de educadores de ONGs, dentre outros;

VI – assessoria nas atividades pedagógicas de diversos meios de comunicação como TV, rádio, Internet, quadrinhos, revistas, jornais, editoras, proporcionando um cunho mais pedagógico às campanhas sociais educativas versando sobre drogas, Aids, violência, dengue, dentre outros;

VII – criação e produção de brinquedos, materiais de auto-estudo, programas de educação à distância, vídeos educativos;

VIII – formulação e gestão de políticas educacionais;

IX – planejamento, coordenação, execução e avaliação de programas e projetos educacionais de formação inicial e contínua de docentes para diferentes faixas etárias;

X – coordenação de atividades de estágios profissionais em ambientes diversos;

XI – organização e supervisão de sistemas, unidades, projetos e experiências escolares e não-escolares;

XII – organização de processos de pesquisa de cunho formativo, de modo a estruturar as inovações educativas julgadas necessárias, a partir das demandas advindas da práxis;

XIII – formulação e desenvolvimento de práticas avaliativas no âmbito institucional e nos processos de ensino e aprendizagem em vários contextos de formação;

XIV – mediação de processos administrativos e pedagógicos, seja na gestão, supervisão, orientação, acompanhamento e avaliação de projeto político pedagógico da unidade escolar, estabelecendo o elo escola/comunidade/sociedade;

XV – planejamento, execução e avaliação de pesquisas educacionais em diversos contextos culturais em resposta aos desafios propostos pela realidade social;

XVI – organização do campo de conhecimento da Pedagogia e interlocução nas articulações e construções coletivas com ciências afins;

XVII – articulação e promoção de eventos educacionais, dentre outros;

XVIII – produção, divulgação e comunicação do conhecimento científico e tecnológico construído através do desenvolvimento de pesquisas na área social, promovendo a educação como sustentáculo de uma sociedade mais viável, igualitária e transformadora

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