O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia do ISESJT é a atividade de aprendizagem da prática docente e da atividade técnico-pedagógica realizada em situações concretas, vivenciadas em situações de âmbito escolar e não-escolar. Na medida em que consolida a integração entre teoria e prática das diferentes disciplinas oferecidas ao longo do Curso, o Estágio Supervisionado favorece o conhecimento do trabalho multidisciplinar, o contato direto com as instituições educativas, alunos e profissionais docentes das séries iniciais do ensino fundamental, bem como dos cursos de formação de professores de nível médio. Além disso, propicia o campo necessário à pesquisa nos variados espaços de atuação do professor.

O Estágio Supervisionado será desenvolvido nos 3 (três) últimos semestres do Curso, totalizando 360 (trezentos e sessenta horas) horas, na seguinte seqüência:

I – Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil – VI semestre;

II – Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental – VII semestre;

III – Estágio Supervisionado em Supervisão e Coordenação Pedagógica – VIII semestre.

O cumprimento do estágio de um semestre constitui pré-requisito para o estágio do semestre seguinte. Os campos de estágio para o Curso de Pedagogia do ISESJT são as escolas públicas e particulares de educação infantil e de ensino fundamental localizadas nas zonas urbana e rural do município de Floriano; as escolas comunitárias de iniciativa da própria população; os programas de educação de jovens e adultos; a delegacia regional da Secretaria Estadual de Educação em Floriano; a Secretaria Municipal de Educação de Floriano; e outros espaços onde haja atividades de ensino-aprendizagem no nível da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. A utilização de tão variados cenários tem em perspectiva, além de mostrar ao aluno os diferentes campos de atuação do Pedagogo, favorecer a compreensão das especificidades relativas ao processo educacional.

No plano operacional, o Estágio Supervisionado fica sob a responsabilidade da Coordenação do Curso com a colaboração do professor ministrante da disciplina que assume o papel de Professor Supervisor, que tem participação direta na orientação e supervisão acadêmica dos estagiários. Caberá a este docente-supervisor o acompanhamento e avaliação do aluno-estagiário quanto às atividades desenvolvidas e a interação com os campos de estágio.

O ISESJT, por meio da Diretoria e da Coordenação do Curso, firmou convênios de estágio com as escolas, instituições e entidades educativas, em nível estadual, municipal e na iniciativa privada, de modo a conceder condições estruturais favoráveis ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que propicie a aplicação das competências e habilidades definidas no perfil do Pedagogo a ser formado.

CONFIRA: MANUAL DE ESTÁGIO