A Faculdade São Judas Tadeu é a concretização de um projeto educacional de uma equipe de educadores piauienses que possui uma expressiva experiência na gestão escolar em Educação Básica, iniciada em Floriano com a criação do Colégio Nobel em 1984. Seu credenciamento foi efetivado pela portaria MEC nº 2.526, de 19 de agosto de 2004, com publicação no Diário Oficial da União (DOU), nº 161, em 20 de agosto de 2004. O primeiro curso de graduação oferecido foi o Normal Superior, autorizado pela Portaria MEC nº 2.527, de 19 de agosto de 2004, com publicação na mesma edição do DOU que publicou o ato de credenciamento, posteriormente transformado em Curso de Pedagogia através da Portaria MEC nº 28, de 16 de janeiro de 2008 com publicação no DOU em 17 de janeiro de 2008.

A Instituição, tendo em vista o resultado insuficiente na avaliação da Instituição configurado no Relatório de Avaliação nº 61722 da Comissão de Avaliação Institucional in loco designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do resultado insuficiente no Índice Geral de Cursos (IGC), bem como da análise realizada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) na fase de Parecer Final do Processo de recredenciamento da instituição – Processo e-MEC nº 20077323, assinou junto a SERES/MEC um Protocolo de Compromisso objetivando a execução de ações de melhoria das condições de oferta de educação superior, bem como do saneamento de deficiências.

Nesse contexto, configurou-se como imprescindível uma reorganização da instituição nas suas diversas dimensões, tendo o seu PDI como um instrumento orientador para essa reorganização da gestão instituição referente ao período de 2012 a 2016.
Visando atuar no espaço educacional, cultural e científico nos propomos a contribuir para a elevação dos padrões socioculturais da região sul do Piauí, por meio da formação de recursos humanos capazes de atuar em diversos contextos profissionais, tendo como referencia sua Missão institucional.

Nessa perspectiva, está passando por um processo de reconstrução de nossa trajetória como Instituição de Ensino Superior, consolidando um projeto institucional que atenda às demandas locais em termos de desenvolvimento social, cultural e promoção da qualidade de vida da população, através da oferta de cursos superiores em nível de graduação e pós-graduação, bem como através da oferta de cursos que possam garantir a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho local, através de investimento em programas de formação continuada.

Dessa forma, nossa atuação como IES se justifica pela necessidade de atendimento a uma grande demanda de alunos que buscam uma formação em nível superior oriundos, na sua maioria, dos resultados da implementação de políticas públicas na Educação Básica, e também ao atendimento a outra grande demanda de estudantes que buscam a formação superior impulsionada pelo atual paradigma de valorização da educação voltada a atender aos interesses de inclusão de jovens e adultos no processo de escolarização na perspectiva de investimento constante em formação.

A partir deste contexto, temos por principal objetivo atuar no sistema educacional brasileiro, especificamente no ensino superior de graduação e de pós-graduação, com uma concepção pedagógica inovadora, agregadora dos avanços tecnológicos, visando desenvolver projetos de responsabilidade social mediados pela dimensão ética, capazes de propiciar as transformações necessárias para a formação de profissionais competentes e comprometidos com as necessidades da atual sociedade.

Assumimos, portanto, uma posição construtiva em seu meio, servindo de instrumento propulsor de transformação social através das respostas dadas aos anseios e às necessidades da comunidade onde se situa. Assumindo, dessa forma, o compromisso de colocar o produto de suas atividades de ensino, aliadas às iniciações em pesquisa e à extensão ao alcance e a serviço da comunidade, para dela merecer o respeito e reconhecimento. Busca, ainda, garantir a qualidade desse produto, além de proporcionar uma ampla participação dos alunos nos diversos aspectos da vida acadêmica.