O Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade licenciatura, do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu, está proposto para formar o profissional Pedagogo apto a desenvolver o trabalho pedagógico no âmbito da docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como no âmbito da supervisão educacional. A supervisão educacional é aqui entendida como a ação pedagógica voltada para a orientação de escolas e de seus professores no planejamento, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem, e também para a coordenação, acompanhamento e avaliação de ações pedagógicas nos sistemas de ensino e nos processos educativos não formais.
Nesse sentido, o curso de Pedagogia do ISESJT tem como eixo central de formação o trabalho pedagógico no âmbito da docência e da supervisão educacional, estando fundamentado na Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia na modalidade licenciatura.
O projeto pedagógico do Curso almeja, em sua dimensão formadora, garantir qualidade no preparo de profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade democrática, constituindo os seguintes princípios como eixos norteadores do currículo:
I – sólida formação teórica e interdisciplinar sobre o fenômeno educacional e seus fundamentos históricos, políticos e sociais;
II – domínio dos conteúdos que constituem as matérias básicas de formação dos professores e demais profissionais da educação;
III – articulação entre teoria e prática;
IV – trabalho coletivo e interdisciplinar;
V – valorização do trabalho pedagógico na sua totalidade.
No processo de formação do Pedagogo graduado pelo ISESJT é essencial o conhecimento da escola como instituição social que tem a função de promover a educação para a cidadania; a pesquisa da realidade, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da educação piauiense, bem como a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino. Nessa perspectiva, é de fundamental importância o desenvolvimento de atividades teórico-práticas desenvolvidas ao longo de todo o curso propiciando ao aluno:
I – o planejamento, a execução e a avaliação de atividades educativas no âmbito escolar e não escolar;
II – a aplicação ao campo da educação de contribuições do conhecimento filosófico, histórico, antropológico, sociológico, psicológico, linguístico, político, ambiental-ecológico, econômico e cultural.
Entende-se que o ponto de partida para a formação do profissional da educação é a compreensão da sociedade com toda sua dinamicidade. Os homens enquanto seres históricos, apreendem a educação necessária na medida em que são capazes de compreender o processo de construção da vida e o movimento de transformação do trabalho. Compreender esta questão é perceber que não existe educação à parte da própria materialidade que possa ser apreendida pelos homens.
Tratar a educação como uma ação mediadora da sociedade, como espaço de confluência do conhecimento científico e como profissão é tratar do próprio processo de realização do homem e, portanto, não é um processo exclusivo da escola, mas um compromisso que a transcende para tornar-se, também, um compromisso com a história e a comunidade em que se estabelece.
Formar educadores implica em possibilitar ao futuro profissional da educação, o entendimento desta totalidade e, consequentemente, a capacidade de elaborar e reelaborar conhecimento que lhe permitam atuações mais articuladas e efetivas. Daí a necessidade de formação de profissionais reflexivos, capazes de enfrentar as situações novas com que se deparam no dia-a-dia.
Para que isso se efetive faz-se necessário uma sólida fundamentação teórica em torno das questões da prática educativa e, concomitantemente, um tempo significativo para a vivência e construção de novas práticas. De modo que o estudante vincule-se às diferentes realidades, não como mero observador, mas como sujeito, co-responsável com os demais sujeitos das práticas em questão.
O presente projeto tem como base o modelo de formação denominado racionalidade prático-reflexiva, em que o trabalho educativo é entendido como fenômeno complexo e singular, espaço de ação e reflexão, no qual as práticas, assim como os conhecimentos, são construídos e modificados em função de circunstâncias específicas. Nesta dimensão, o educador toma decisões e reflete sobre sua ação no momento em que esta se desenvolve. A formação do educador, que não se esgota na educação inicial, há de ter seu seguimento por meio da formação continuada, sendo direcionada pelo conceito de práxis. A práxis, concretizada na união indissolúvel entre o refletir e o agir, permite adotar uma concepção problematizadora de educação. Tal concepção possibilita que os alunos, ao se depararem com a realidade educativa, consigam superar a dicotomia teoria X prática, podendo, assim, iluminar a prática, gerando novos hábitos, novos valores éticos, consoantes com o estágio atual da evolução do conhecimento humano.
O Curso tem uma concepção que propicia a construção da aprendizagem através do desenvolvimento de competências e habilidades decorrentes da interação com os conhecimentos teóricos e práticos que se consolidam no exercício profissional, tendo como fundamentos a interdisciplinaridade, a contextualização, a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de valores éticos e de sensibilidade afetiva e estética.
Essas aquisições ocorrem por meio dos referenciais oriundos das ciências, da cultura, das artes e da experiência cotidiana que possibilitam novas leituras das relações sociais e culturais e dos processos educativos delas decorrentes. Tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, a organização do curso de Pedagogia desta IES contempla: um núcleo de estudos básicos; um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos; um núcleo de estudos integradores.
O Núcleo de Estudos Básicos se estrutura em torno de eixos temáticos que visam assegurar a interdisciplinaridade e são organizados a partir das áreas de conhecimento que dão sustentação à formação do professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, e da interação teoria-prática, nas diversas modalidades de ensino.
O primeiro eixo temático, Escola, Educação e Sociedade é constituído das disciplinas fundantes das ciências da educação, bem como de estudos históricos e contemporâneos que permitem o entendimento da educação, da escola e de seu lugar na sociedade passada e presente. Esse eixo contempla as seguintes disciplinas: Introdução à Pedagogia; Filosofia da Educação; História da Educação; Antropologia da Educação; Sociologia da Educação; Teorias Pedagógicas; Organização da Educação Brasileira; Didática Geral; Currículo da Educação Básica; Políticas Públicas e Financiamento da Educação; Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos; Educação e Meio Ambiente; Ética, Educação e Cidadania; Educação das Relações Étnico-Raciais.
O segundo eixo temático, Bases da Aprendizagem, Dimensões do Conhecimento e Prática Educativa, trata do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças de zero a dez anos e também dos processos de aprendizagem do adolescente e do adulto. Os processos e as relações de construção do conhecimento e de interação na prática pedagógica da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as especificidades das diversas áreas do conhecimento são tratados de forma relacional e integradora em seus fundamentos teóricos e metodológicos. As práticas e os conhecimentos necessários à mediação da aprendizagem dos saberes, veiculados na educação de crianças de zero a dez anos e na educação de jovens e adultos, são desenvolvidos de modo que a formação garanta, também, as competências de gestão pedagógica. Esse contempla as seguintes disciplinas: Psicologia Geral e do Desenvolvimento; Psicologia da Aprendizagem; Fundamentos e Didática da Matemática I; Fundamentos e Didática da Matemática II; Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa I; Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa II; Arte e Educação; Educação de Jovens e Adultos; Fundamentos da Educação Inclusiva; Fundamentos e Didática da História; Fundamentos e Didática da Geografia; Fundamentos e Didática da Educação Física; Fundamentos e Didática das Ciências Naturais; Processos de Alfabetização; Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Infantil; Avaliação da Aprendizagem; Literatura Infanto-juvenil, Língua Brasileira de Sinais, Tecnologia Educacional.
O terceiro eixo temático, Pesquisa e Prática Pedagógica, compreende os estágios curriculares supervisionados na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Supervisão e Coordenação Pedagógica; bem como as atividades de pesquisa que devem levar à produção do Trabalho de Conclusão de Curso.
A formação do licenciado em Pedagogia tem a docência como base, articulando os saberes teóricos e práticos desenvolvidos no Curso. Dessa forma, a prática é compreendida em duas dimensões: como componente curricular e como prática de ensino e gestão. Em sua primeira acepção entende-se que teoria e prática devem manter uma relação orgânica, permeando toda a trajetória do discente no curso. Assim, os alunos do ISESJT têm a oportunidade de participar de atividades prática do primeiro ao último semestre do curso de forma integrada. Em sua segunda acepção, entende-se que a boa formação para o mundo do trabalho deve ser precedida de sólida vivência nos espaços de atuação do Pedagogo e, por isso, o aluno deve cursar três estágios obrigatórios totalizando um total de 360 horas distribuídas na seguintes disciplinas: Estágio Supervisionado em Docência da educação infantil; Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental; Estágio Supervisionado em Supervisão e Coordenação Pedagógica. Ressalte-se ainda que o estágio no ensino fundamental poderá ser realizado na modalidade de educação de jovens e adultos, a critério do aluno e conforme a disponibilidade dos campos de estágio.
A formação para a pesquisa em educação se dá de forma orgânica ao longo de todo o percurso formativo do aluno iniciando no primeiro semestre com as disciplinas de Leitura e produção Textual e Metodologia do Trabalho Científico que inserem o aluno na linguagem e metodologia dos trabalhos acadêmicos e, em especial, a partir do quarto bloco curricular quando o aluno cursa a disciplina Pesquisa em Educação. No semestre seguinte ele cursa Pesquisa e Prática Educacional I, seguida de Pesquisa e Prática Educacional II e culmina no sétimo e oitavo bloco, respectivamente, com as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Nessa perspectiva, o aluno tem a oportunidade de amadurecer sua proposta inicial de pesquisa ao longo dos últimos cinco 5 semestres, possibilitando a produção de um monografia consistente quanto ao uso da teoria, metodologia e análise dos dados.
O Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de estudos trata dos processos de gestão do trabalho educativo. Considerando que o Curso de Pedagogia, desde sua origem, dedicou-se à formação de orientadores e supervisores, tendo acumulado conhecimentos na área de gestão integrada, entende-se que esse saber deve também integrar o currículo do Curso, em especial pela complexidade do trabalho educativo e pelas demandas postas à escola contemporânea. Este núcleo é composto pelas seguintes disciplinas: Organização e Gestão do Trabalho Escolar; Princípios e Métodos de Supervisão Educacional I, Princípios e Métodos de Supervisão Educacional II, Planejamento e Avaliação Educacional
Por fim, o Núcleo de Estudos Integradores é constituído de seminários, eventos, cursos, iniciação científica e demais atividades de pesquisa e extensão, bem como de atividades práticas realizadas em laboratórios e/ou em parceria com diferentes instituições que funcionam como campo de estágio não obrigatório e que possam garantir maior riqueza, dinamismo e abrangência à formação. Estas atividades são integralizadas no currículo expressas sob a denominação Atividades Complementares de Aprofundamento. Para tanto, o aluno deve cumprir um total de 200 horas. Essas atividades visam, conforme o Art. 2º da Resolução CONSUP 04/2014: “I – Articular teoria e prática, complementando os saberes e práticas necessárias à formação dos graduandos; II – Incentivar o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico-reflexivo dos graduandos”. Esta mesma Resolução normatiza o que será considerado como atividade complementar válida, bem como estabelece os mecanismos de computo das horas.